VEJA AQUI INFORMATIVO DIÁRIO >>>

 DROPS
 
 
 

Home        Perfil        Torres Revista Digital        Galerias        Links        Vídeos        Contato

 

  Voltar

      


21/08/2013 15h00
 

MIDIA NINJA
“CATAR E CAPTAR”

 


Paulo Timm – Torres agosto 21 - copyleft

Capilé criou um reino particular a partir de “simulacros” do mundo real. A contabilidade virou “Banco FdE”. Eventos com debates formam uma “Universidade FdE”. Viagens viram “colunas”. O lobby político é o “Partido da Cultura”. E a comunicação tornou-se “Mídia Ninja”.

CARTA CAPITAL

As recentes movimentações populares no Brasil trouxeram à tona a existência de um grupo denominado Mídia Ninja, com incrível habilidade para transmitir ao vivo, durante horas, sem edição, diretamente dos locais dos acontecimentos. Mídia Ninja é um nome fantasia associado a uma empresa de eventos e publicidade Fora do Eixo – FdE -. Empresa, aliás, não é bem o caso, pois o Grupo tem mais a característica de uma seita onde está banida a  palavra “lucro” e as relações de trabalho são mistificadas como missão, com severo controle dos líderes sobre os seus membros, como noticiou a Carta Capital.

O Fora do Eixo nasceu em 2005, e seu nome faz menção ao fato de a iniciativa ter começado em centros distantes de São Paulo e do Rio. Capilé é de Cuiabá. Do Mato Grosso, o coletivo expandiu-se para Uberlândia (MG) e Rio Branco (AC), e dali para outras cidades. A relação com os artistas funciona assim: uma banda iniciante entra na programação de eventos culturais do grupo e faz shows em algumas cidades. Não paga passagem, hospedagem e alimentação (fica nas casas Fora do Eixo). Em contrapartida, não recebe cachê. O dinheiro arrecadado com suas apresentações financia o movimento.

Capilé e seus apoiadores calculam 2000 integrantes, mas o Fora do Eixo se resume a sete casas (São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Belém e Porto Velho), onde vivem em média dez ativistas, ou seja, cerca de 70 no total. Há ainda algumas casas de coletivos parceiros, como em Bauru e São Carlos. Quando se soma os agregados, na estimativa mais otimista, a organização tem hoje 200 participantes.

Oficialmente, o financiamento é baseado em shows e editais do governo ou de empresas estatais e privadas. Existe, no entanto, uma terceira fonte significativa: a apropriação de dinheiro e bens particulares de colaboradores.

              CARATA CAPITAL - http://www.cartacapital.com.br/sociedade/fora-do-eixo-6321.html

O resultado da ação ninja, que opera sob o lema “ Catar e Cooptar”,, foi surpreendente tanto em termos de informação, como de repercussão. A diferença de abordagem da Mídia Ninja e dos veículos da Grande Mídia é muito simples: Os primeiros vão ao teatro de operações cobertos pelas forças policiais; os ninjas se misturam à massa. Os primeiros selecionam as tomadas com vistas à salvaguarda dos sagrados princípios da “liberdade”, da “democracia” e sobretudo, dos bons modos tão ao gosto da Boa Sociedade; os segundos apresentam a realidade como ela é, sem condenar, inclusive os mais violentos; os primeiros, são profissionais da imprensa; os ninjas são guerrilheiros da notícia. E por aí vai...

Foi tão impactante a cobertura da Mídia Ninja que eles acabaram convidados por Alberto Dines para participar no domingo ante-passado do “Roda Viva”, na TV Cultura de São Paulo.Deram um show... Compareceram à entrevista coletiva os dois líderes do Grupo - o próprio Pablo Capilé e BrunoTorturra- e seu desempenho foi simplesmente explosivo, deixando velhos e experientes jornalistas verdadeiramente constrangidos. Aí as conseqüências começaram a brotar de todos os lados: contra o grupo , denúncias sobre o caráter autoritário e trambiqueiro do Grupo, que tem em Capilé, seu líder; a favor , diversos depoimentos de cidadãos honrados e conscientes, evidenciando o inédito do grupo, como este, abaixo:

Voltando à entrevista no Roda Viva. Parece que havia um cenário montado para  colocar em descrédito o FdE e a Mídia Ninja.  Quase todos os entrevistadores demonstravam haver uma opinião preconcebida, bastante negativa, em relação ao Movimento. Era também visível  certa impaciência com o que estava por acontecer. Como  se a TV Cultura estivesse abrindo  espaço excessivo, e em horário nobre, para coisa de pouco valor.

A entrevista foi uma grata surpresa para os telespectadores. Principalmente para os de espírito aberto e sem preconceitos. E tornou-se um calvário para os entrevistadores que aos poucos foram se tornando impiedosos inquisidores, com a exceção de um deles, o experiente Alberto Dines, do Observatório da Imprensa.

(Geniberto Paiva Campos -  Agosto/2013  - Observatório da Saúde/DF )

 

A Carta Capital – acima - , porém, foi atrás de antigos colaboradores da Mídia Ninja, os quais não pouparam adjetivos desqualificando o Grupo como senão criminoso, perto disso.

Os diversos segmentos políticos institucionalizados, mostraram-se, também reticentes.

Não obstante, independentemente deste grupo em especial, o “ Mídia Ninja”, o fato demonstra a importância do momento tecnológico que hoje vivemos. Que distância dos tempos de Cristo, cujos conselhos em forma de Evangelhos levariam mais de 50 anos, depois de sua morte, para serem escritos e outros tantos para ganharam um mínimo de visibilidade! Ou mesmo de Lênin, com suas prosaicas recomendações no “ Que Fazer? “ . Hoje qualquer um  dispõe de meios para fazer um jornal , uma Revista Digital Diária, como eu mesmo, sozinho faço meu “Drops” , velho sonho de juventude, ou mesmo, até uma TV Digital, como os ninjas e tantos outros estão fazendo. Sempre soubemos da correlação entre tecnologia e comunicação – a fala, a escrita, a imprensa e, agora, a digital - , mas ainda não percebemos muito bem o alcance revolucionário deste impacto. Os políticos, sobretudo, não entenderam nada. Sequer sabem abrir um email, que fica a cargo de uma infinidade de secretárias. Jamais respondem a qualquer indagação, sugestão ou crítica. E continuam gastando milhões em selos que acabam desaparecendo... Selos!!! A essas alturas...!! São, literalmente, analfabetos tecnológicos, por fora de tudo o que está ocorrendo, a velocidade incrível no mundo inteiro. Viramos, mesmo, a ALDEIA GLOBAL, com todas as implicações que isto significa na “Era dos Artefatos”, quando uma criança é bombardeada em um dia pela mesma quantidade que seu avô via durante a vida inteira. Agora, é vai ou racha. E a meninada está rachando com as concepções mecanicistas de muita gente que ainda pensa com o instrumental da primeira revolução industrial, filosóficamente amparado com  o Iluminismo e sua crença religiosa na existência de um sujeito moral capaz de legislar sobre o seu destino... Ora...ora...ora...!  Como dizia o Cazuza: “Ideologia??? Eu quero uma pra viver...

Ideologia

            Cazuza

http://letras.mus.br/cazuza/43860/

Meu partido
É um coração partido
E as ilusões
Estão todas perdidas
Os meus sonhos
Foram todos vendidos
Tão 
barato
Que eu nem acredito
Ah! eu nem acredito...

Que aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Frequenta agora
As festas do "Grand Monde"...

Meus heróis
Morreram de 
overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Ideologia!
Eu quero uma pra viver
Ideologia!
Eu quero uma pra viver...

O meu prazer
Agora é risco de vida
Meu sex and drugs
Não tem nenhum 
rock 'n' roll
Eu vou pagar
A conta do analista
Pra nunca mais
Ter 
que saber
Quem eu sou
Ah! saber quem eu sou..

Pois aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Agora assiste a tudo
Em cima do muro
Em cima do muro...

Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Ideologia!
Eu quero uma pra viver
Ideologia!
Pra viver...

Pois aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Agora assiste a tudo
Em cima do muro
Em cima do muro...

Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Ideologia!
Eu quero uma pra viver
Ideologia!
Eu quero uma pra viver..
Ideologia!
Pra viver
Ideologia!
Eu quero uma pra viver...

 

 

 

 
0
   

 
 
 
 

01/08/2014
ARTIGOS PUBLICADOS NA CARTA POLIS

26/07/2014
ELEIÇÕES

25/07/2014
SER DE ESQUERDA

24/07/2014
DESENVOLVIMENTISMO EM QUESTÃO

14/07/2014
APONTAMENTOS PARA UMA HISTORIA SANTA MARIA_RS -

06/07/2014
NÓS_OS BRASILEIROS

30/06/2014
ECONOMIA DO RIO GRANDE DO SUL - Textos Selecionados

30/06/2014
NÃO HÁ CRISE NOS CAMPOS RIOGRANDENSES

20/06/2014
USA AT STAKE - A crise nos Estados Unidos

17/03/2014
CAPITALISMO FINANCEIRO - 2014 - Coletanea artigos -

16/03/2014
GEOPOLITICA E PODER - Coletanea

31/07/2013
IDHM - O SALTO NA QUALIDADE DE VIDA

22/07/2013
MAIS MÉDICOS - Coletanea artigos recentes - Desorganizada por P.Timm

21/07/2013
BRASIL: A REVOLTA DOS CENTAVOS - Parte II - Avaliações recentes

17/06/2013
BRASIL_A REVOLTA DOS CENTAVOS

20/05/2013
CRISE E ALTERNATIVAS POLÍTICAS-2012-13

20/05/2013
2013 - CONJUNTURA NACIONAL_ENSAIO DE ENIGMA -atualizacao

28/04/2013
JUDICIALIZAÇAO - Coletânea

23/04/2013
MIDIA E GOVERNO - Coletânea de artigos recentes - P.Timm Org.

21/02/2013
A LUTA PELA ELIMINAÇÃO DA POBREZA NO BRASIL

16/02/2013
A RENUNCIA DO PAPA - Dossiê

03/01/2013
A TRAGÉDIA DE SANTA MARIA - 27 JANEIRO 2013

06/12/2012
NIEMEYER: A VIDA É UM MINUTO E A BELEZA, SIMPLES...

28/11/2012
NOVA ERA_Coletanea-P.Timm-Org.

19/10/2012
APONTAMENTOS PARA UMA HISTORIA SANTA MARIA_RS -

02/10/2012
INEDITORAIL_ O MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAUCHO - Coletanea Artigos

12/09/2012
CHILE : 11 DE SETEMBRO

18/07/2012
QUE VIVA O MÉXICO, CARAJO! Dossiê Eleições 2012.

30/06/2012
A CRISE NA EUROZONA

12/06/2012
PENSANDO E SENTINDO O AMOR - Coletânea Paulo Timm - Org

 

Ver todas >>>

 

 

 
 

PAULO TIMM - 2011 Copyleft - Esse site é adepto do COPYLEFT ficando livre a reprodução por todos os meios.